Aos pais e encarregados de educação | Sobre a agregação dos agrupamentos dos vales do Âncora e Coura-Minho actualizado em 30-03-2011
A APEAEVA, a associação de pais e encarregados de educação que representa todo o agrupamento, a Ancorensis e a Academia de Música Fernandes Fão, face às recentes informações difundidas, e por vezes confundidas connosco, apurou junto da DREN a veracidade das mesmas, após ter procurado certezas também junto da direcção de agrupamento. Assim importa informar das nossas diligências.
A 23 de Março solicitámos à direcção do agrupamento o seguinte:
“Atendendendo às notícias com que fomos confrontados pela comunicação social, cumpre-nos solicitar a Vs. Exas., e com a maior brevidade, reunião para clarificação e tomada de posição quanto à situação do Agrupamento.”
Obtivemos como resposta:
“Relativamente à situação deste Agrupamento, oficialmente, a Direcção ainda não tomou conhecimento de qualquer alteração, pelo que em tempo oportuno e caso se verifique a necessidade de o fazer, reunirá o Conselho Geral, que é o órgão que terá que se pronunciar acerca da eventual fusão dos dois Agrupamentos.”
Ainda a 23 de Março solicitámos confirmação à DREN da situação. Como resposta fomos informados, a 24 de Março, que:
“Quando da iniciativa das DRE, as propostas de agregação de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas são precedidas de consulta aos conselhos gerais dos agrupamentos e escolas e aos municípios respectivos, os quais devem pronunciar -se no prazo máximo de 10 dias, equivalendo o silêncio à aceitação tácita das propostas.”
Não satisfeitos com a resposta obtida e face à (des)informação que ditava o encerramento da EB de Vila Praia de Âncora, voltámos a questionar a DREN em 27 de Março do seguinte:
“ Existe no momento, por iniciativa da DREN, proposta de agregação dos agrupamentos de escolas do vale do Âncora e do Coura-Minho?
No cenário de agregação será possível impor a deslocação de alunos que frequentam o actual Agrupamento de Escolas do Vale do Âncora, em particular de Vila Praia de Âncora, para Caminha?”
A resposta chegou a 28 de Março com a seguinte informação:
“Qualquer processo de agregação, em qualquer ponto do país, será iniciado com reunião com a Câmara Municipal, após o que serão ouvidas as escolas e as estruturas representativas dos pais e encarregados de educação. Em concreto e respondendo às questões que levantam, temos a informar o seguinte:
1.A agregação de qualquer unidade não implica o encerramento de serviços, nem de escolas, nem de ciclos de ensino. Existem já 18 agregações na Região Norte, algumas envolvendo AE com um muito reduzido número de alunos, e em nenhuma situação se verificou a transferência de alunos. Assim se fará também nas agregações que ocorrerem este ano.”
A 28 de Março, em reunião conjunta com outras associações do concelho de Caminha manifestamos “que uma direcção próxima no actual agrupamento favorece a execução do projecto educativo, no entanto, reafirmamos, não aceitamos, em circunstância alguma, a imposição de deslocar alunos de Vila Praia de Âncora e do seu vale para outro local.”.
Esta é a verdade factual da situação e dos procedimentos. Entende esta direcção que é momento de análise séria, cautelosa e colectiva, numa articulação entre pais, escolas e demais entidades influentes para a afirmação das nossas vontades. Cenários de extrapolação da realidade ou de tomadas de posição extemporâneas podem esgotar formas de actuação, inviabilizando a nossa afirmação futura. De algo julgamos estar certos: independentemente de quaisquer cenários e juízos, a EB de Vila Praia de Âncora não irá encerrar.
Esclarecemos ainda, em resposta aos pais que encarregados de educação que nos confrontaram com a convocação de uma reunião geral de pais, que tal não foi convocado por nós, e assim, não terá sido dirigida a todos os pais e EE do agrupamento, uma vez que a única associação que representa todo o agrupamento é a APEAEVA.
Julgando ter contribuído para o esclarecimento. A direcção
Aos pais e encarregados de educação | Sobre a agregação dos agrupamentos dos vales do Âncora e Coura-Minho actualizado em 28-03-2011
Aos pais e encarregados de educação cumpre dar conhecimento da resposta dada pelo Director Regional à APEAEVA:
"Qualquer processo de agregação, em qualquer ponto do país, será iniciado com reunião com a Câmara Municipal, após o que serão ouvidas as escolas e as estruturas representativas dos pais e encarregados de educação. Em concreto e respondendo às questões que levantam, temos a informar o seguinte:
1.A agregação de qualquer unidade não implica o encerramento de serviços, nem de escolas, nem de ciclos de ensino. Existem já 18 agregações na Região Norte, algumas envolvendo AE com um muito reduzido número de alunos, e em nenhuma situação se verificou a transferência de alunos. Assim se fará também nas agregações que ocorrerem este ano." (António Leite, Director Regional)
Desta forma julgamos contribuir para o esclarecimento, afastando-se qualquer cenário de encerramento de qualquer escola.
A Direcção da Associação de Pais APEAEVA
Aos pais e encarregados de educação | Sobre a agregação dos agrupamentos dos vales do Âncora e Coura-Minho
A APEAEVA - Associação de pais e encarregados de educação do agrupamento do vale do âncora e ancorensis, a única associação que representa todo o agrupamento do vale do Âncora, com mais de 26 anos de existência, preocupada com as notícias tornadas públicas, não confirmadas oficialmente, e seguindo o seu sentido de responsabilidade e dever de informar os pais e encarregados de educação com todo o rigor e verdade, decidiu questionar a DREN nos seguintes termos:
- Existe no momento, por iniciativa da DREN, proposta de agregação dos agrupamentos de escolas do vale do Âncora e do Coura-Minho?
- No cenário de agregação será possível impor a deslocação de alunos que frequentam o actual Agrupamento de Escolas do Vale do Âncora, em particular de Vila Praia de Âncora, para Caminha?
- No cenário de agregação será garantido aos pais e encarregados de educação a manutenção do 3º ciclo do ensino básico e do Secundário na Ancorensis, em regime de contrato de associação?
- No cenário de agregação será garantido aos pais e encarregados de educação a oferta de 1º e 2º ciclo na EB de Vila Praia de Âncora?
- No cenário de agregação será garantido aos pais e encarregados de educação a oferta de 1º ciclo em Riba de Âncora e Âncora?
Após recolha das respostas a APEAEVA dará nota aos pais e encarregados de educação. Desta forma julgamos contribuir para a não perturbação do ano escolar em curso favorecendo um clima estável de aprendizagem.
Com os melhores cumprimentos
Jornal APEAEVA (Newsletter)